Nirema

MENU NIREMA

 

 

PUBLICAÇÕES

Presença do Axé: mapeando terreiros no Rio de Janeiro
FONSECA, Denise Pini Rosalem da; GIACOMINI, Sônia Maria. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2013.

O livro visa esclarecer as práticas sociais e políticas dos terreiros, no sentido de promover o reconhecimento do trabalho social que realizam e o fortalecimento das identidades religiosas de matrizes africanas no Rio de Janeiro, como maneira de enfrentar os processos de perseguição e silenciamento destas tradições. A pesquisa, baseada em visitas individuais a cada um dos terreiros mapeados, resultou na produção de mapas da discriminação religiosa, identificando em quais espaços e locais se verificam as diferentes modalidades de ações discriminatórias contra as religiões de matrizes africanas no Estado do Rio de Janeiro. A obra vem contribuir para a visibilidade das redes de solidariedade afrodescendentes, como forma de adesão à luta antirracista no Brasil.

Ação afirmativa em questão: Brasil, Estados Unidos, África do Sul e França
Paiva, Angela R. (org). Rio de Janeiro: Pallas, 2013.

Uma das mais urgentes questões do início do século XXI, as ações afirmativas ocupam lugar de destaque nas mesas de negociação e em pautas políticas, sociais e culturais, de forma a combater mais sistematicamente desigualdades perpetuadas por séculos a fio. AÇÃO AFIRMATIVA EM QUESTÃO é o resultado do seminário “Ação afirmativa em perspectiva comparada”, realizado na PUC-Rio, em junho de 2012. Esse evento teve como motivação a apresentação dos resultados finais da pesquisa Monitoramento e acompanhamento das políticas de ação afirmativa nas universidades públicas brasileiras.

Ação Afirmativa na Universidade: Reflexão Sobre Experiências Concretas Brasil EUA
Paiva, Angela R. (org) - RJ: PUC-Rio, Ed. 2004

Reúne textos de especialistas convidados, professores, pesquisadores, agentes comunitários, jornalistas, apresentados no Fórum sobre educação e cidadania afrodescendente realizado na PUC-Rio em maio de 2003, quando pensadores brasileiros e norte-americanos, de diferente formação e a partir de diferentes perspectivas, debateram algumas das questões mais prementes de nossa realidade atual relacionadas a política de inclusão social e ação afirmativa no campo da educação superior.

Entre dados e fatos: ação afirmativa nas universidades públicas brasileiras
Paiva, Angela R. (org) - Rio de Janeiro: Editora Pallas/PUC-Rio, 2010

O livro traz uma avaliação sistemática das ações afirmativas, que vieram para questionar o sistema público de educação, precário em sua base e elitizado no ensino superior, e trazer a discussão sobre a desigualdade racial nas universidades públicas.

Notícias e reflexôes sobre discriminação racial
Paiva, Angela R. (org) - Rio de Janeiro: Editora Pallas/PUC-Rio, 2008

É comum ouvir dizer que no Brasil já não existe mais racismo, preconceito ou discriminação. Ao mesmo tempo é impossível negar o alargamento das diferenças sociais e econômicas sofridas pela sociedade no decorrer dos séculos. Para entender estas diferenças é necessário voltar ao período de colonização do país, para perceber também, que há através da história a perpetuação da discriminação. A melhor compreensão da forma como são produzidas e reproduzidas as desigualdades raciais é fundamental para a elaboração de políticas públicas eficazes para o seu combate.

Resistência e Inclusão: História, cultura, educação e cidadania afro-descendentes
Fonseca, Denise (org) - RJ: PUC-Rio, Ed 2003

A obra é produto de uma iniciativa de várias entidades e instituições e teve como objetivo promover uma aproximação dos diversos setores ligados à identidade cultural e à História afrodescendente no Brasil e nos Estados Unidos, para propiciar uma avaliação do tratamento atual dos seus legados. Reúne vozes acadêmicas relevantes na construção da História do negro, estando harmonizadas com os discursos de destacadas militâncias de resistência cultural e ativismo pela inclusão social dos afrodescendentes brasileiros.

menu

PUC-Rio

Publicações

Nirema no Facebook

No title

 

Principal

Topo

Nirema


 

Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente - NIREMA

TEMDESIGN