Nirema

MENU NIREMA

 

 

OBJETIVOS

O NIREMA foi criado em junho de 2003 na PUC-Rio, com o objetivo de congregar pesquisas de três departamentos – História, Serviço Social e Sociologia e Política – relacionadas à história, cultura e cidadania dos afrodescendentes. Este esforço interdisciplinar surgiu abrigado no Decanato de Ciências Sociais e partiu da realidade da própria Universidade, que  hoje recebe um grande número de alunos negros, resultado das políticas de ação afirmativa implementadas pela PUC-Rio desde 1993 e,  mais recentemente do PROUNI, programa implementado pelo governo federal.

A criação do Núcleo traduz o interesse em aprofundar estudos acadêmicos sobre os aspectos sócio-culturais e históricos dos afrodescendentes brasileiros. O objetivo é levar a uma ampla reflexão a respeito das atuais possibilidades oferecidas pela sociedade brasileira à participação da população negra  nas mais variadas dimensões da vida social.

A criação do NIREMA responde também à necessidade de agregar reflexão acadêmica sistemática à prática de inclusão dos estudantes afrodescendentes no ensino superior brasileiro.

 
 

 

menu

PUC-Rio

Publicações

Nirema no Facebook

No title

 

Principal

Topo

Nirema


 

Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente - NIREMA

TEMDESIGN