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PESQUISAS EM ANDAMENTO

Projeto Ação Afirmativa: Acompanhamento e Monitoramento nas Universidades Brasileiras

Coordenação: Ângela Randolpho Paiva

O projeto tempo por objetivo: a) prosseguir com o acompanhamento da implantação das políticas de ação afirmativa nas universidades federais e estaduais do Brasil; b) pesquisa quantitativa com alunos de universidades de todas as regiões do país; c) pesquisa qualitativa com gestores e professores dessas mesmas universidades; d) análise das políticas de permanência.

Projeto Desigualdades, desrespeito e discriminação

Coordenação: Thula Rafaela Oliveira Pires

A atuação do direito brasileiro nas relações sociais de dominação e opressão pretende através de uma investigação circunstanciada da legislação brasileira identificar normas que, a despeito de não exibirem textos declaradamente discriminatórios, exercem uma função seletiva e excludente. Com as categorias da Teoria Crítica da Raça e da Teoria do Reconhecimento busca-se denunciar o uso do direito na perpetuação das desigualdades raciais, sociais, culturais, religiosas e de gênero e reabilitá-lo como instrumento de emancipação. O projeto está sendo desenvolvido atualmente em duas frentes de investigação. A primeira relacionando a estratificação social com discussões de Racismo Ambiental e outra dedicada a pensar Racismo Institucional e Intolerância Religiosa contra comunidades de terreiro.

Projeto Culturas Históricas, culturas escolares e patrimônio cultural: perspectivas de análise e diálogos no ensino de história

Coordenação: Juçara da Silva Barbosa de Mello

Pretende analisar o lugar que o tema do patrimônio cultural ocupa em mecanismos de planejamento institucionais das escolas, como no projeto político e pedagógico e nos planos de orientação curricular de cada disciplina, geralmente realizados a partir das propostas presentes nos PCNs, e nos planejamentos formulados diretamente pelos professores e mais comumente praticados no cotidiano das aulas, como planejamentos anuais, semestrais, semanais ou diários. Outro aspecto que tem estado no centro dos interesses da pesquisa diz respeito aos referenciais identitários dos alunos, grupos sociais em que estão inseridos, práticas socioculturais, relação com o espaço da casa, da escola e da vizinhança, enfim seu universo cultural, processo no qual os alunos, ao serem abordados, deverão ser mobilizados a identificar, levantar e manusear vestígios materiais e imateriais, como fotografias, objetos, músicas, práticas religiosas, entre outros, que tenham significado em sua História passada e presente. Foi estabelecida uma parceria com o Instituto de Educação Carmela Dutra, localizado no bairro de Madureira, no Rio de Janeiro. Região marcada por uma expressiva presença das manifestações culturais da matriz afrobrasileira.

Projeto Acervo digital da História e cultura Swahili do Norte de Moçambique

Coordenação: Regiane Augusto de Mattos

O projeto, realizado em parceria com o Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), tem como objetivo desenvolver uma pesquisa científica sobre a história e a cultura swahili do norte de Moçambique, e refletir como a pesquisa e o ensino de história e das culturas africanas e a preservação do patrimônio cultural de populações historicamente marginalizadas podem se configurar estratégias de promoção da inclusão social no Brasil e em Moçambique. Como produto final do projeto pretende-se desenvolver um acervo digital da história e cultura swahili do norte de Moçambique, isto é, uma plataforma digital na qual serão disponibilizados, além das reflexões e dos trabalhos desenvolvidos, documentos digitalizados, tais como fotos, filmagens, tradições orais, iconografia, manuscritos em ajami, entrevistas, entre outros.

 

 
 

 

 

 

 

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