O NIREMA foi criado em junho de 2003 na PUC-Rio, com o objetivo de congregar pesquisas de três departamentos – História, Serviço Social e Sociologia e Política – relacionadas à história, cultura e cidadania dos afrodescendentes. Este esforço interdisciplinar surgiu abrigado no Decanato de Ciências Sociais e partiu da realidade da própria Universidade, que hoje recebe um grande número de alunos negros, resultado das políticas de ação afirmativa implementadas pela PUC-Rio desde 1993 e, mais recentemente do PROUNI, programa implementado pelo governo federal.
A criação do Núcleo traduz o interesse em aprofundar estudos acadêmicos sobre os aspectos sócio-culturais e históricos dos afrodescendentes brasileiros. O objetivo é levar a uma ampla reflexão a respeito das atuais possibilidades oferecidas pela sociedade brasileira à participação da população negra nas mais variadas dimensões da vida social.
A criação do NIREMA responde também à necessidade de agregar reflexão acadêmica sistemática à prática de inclusão dos estudantes afrodescendentes no ensino superior brasileiro.
|